Quarta Fev 20

Warning: Division by zero in /home/storage/d/82/5a/mondobacana1/public_html/plugins/content/extranews.php on line 637

Warning: Division by zero in /home/storage/d/82/5a/mondobacana1/public_html/plugins/content/extranews.php on line 638

Warning: imagecreatetruecolor() [function.imagecreatetruecolor]: Invalid image dimensions in /home/storage/d/82/5a/mondobacana1/public_html/plugins/content/extranews.php on line 701

Warning: imageantialias(): supplied argument is not a valid Image resource in /home/storage/d/82/5a/mondobacana1/public_html/plugins/content/extranews.php on line 702

Warning: imagecopyresampled(): supplied argument is not a valid Image resource in /home/storage/d/82/5a/mondobacana1/public_html/plugins/content/extranews.php on line 703

Warning: imagejpeg(): supplied argument is not a valid Image resource in /home/storage/d/82/5a/mondobacana1/public_html/plugins/content/extranews.php on line 704

Arquivo

Wilco – ao vivo

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail
Twittar este Artigo

Mais de duas horas em 28 canções, ruidosa fofura e reverência ímpar dos fãs no Auditório Ibirapuera

Jeff Tweedy, o frontman muito boa-praçaTexto e foto por Fernando Augusto Lopes (originalmente publicados em Floga-se)

“Foi lindo!”, “foi maravilhoso!”, “fantástico!”, “espetacular!”, “melhor show da vida!”: os superlativos sobre o Wilco valem pra qualquer um dos três shows que a banda fez nessa sua segunda passagem pelo Brasil – quinta, dia 6 de outubro, no Circo Voador, no Rio; dia 8 no Popload Festival, em São Paulo; e dia 9, no belo Auditório Ibirapuera, em São Paulo – e saíram com uma facilidade de causar mais espanto do que a própria banda em cima do palco parecia causar nos fãs.

Não que o Wilco não mereça tal reverência. Merece as exclamações, mas compreende-se também o porquê do sexteto ser preferência apenas de um pequeno e concentrado nicho: sua música transita entre o folk fofinho e inofensivo e a saraivada de ruídos e distorções patrocinada por Nels Cline e Glenn Kotche. Nem tanto lá, nem tanto cá. Talvez seja isso que torne o Wilco único.

Já era assim onze anos atrás, quando o grupo esteve no Tim Festival, apenas no Rio de Janeiro, tocando junto com um Arcade Fire também ainda sem grande badalação. Se muito, umas trezentas pessoas estavam naquela plateia. Eu estava lá e o nível de adoração que presenciei era bem mais sensato.

O que o Wilco fez de lá pra cá que merecesse tamanha paixão? Três bons discos (com ressalvas) dos cinco lançados nesses onze anos: Sky Blue Sky (2007), The Whole Love (2011) e Star Wars (2015). E uma insistente campanha nas redes sociais pra volta ao Brasil.

Jeff Tweedy é um talento e tanto. Em cima do palco, é boa-praça e poderia mandar todo mundo imitar cachorrinho que imitaríamos sorrindo e batendo as patinhas com a língua de fora – não sei quantas bandas teriam esse poder hoje em dia pra um público que já vê a puberdade à longa distância (e que não seja heavy metal). Ele é um daqueles caras que você gostaria de ter na mesa do boteco tomando umas contigo. Mas é a dupla Nels Cline e Glenn Kotche que vale o show – e a banda. É a dupla que justifica qualquer adoração.

Logo de cara, com “Via Chicago” abrindo os trabalhos no ótimo Auditório Ibirapuera (som bacana, palco idem), os ruídos dominaram a cena, enquanto a banda seguia, em paralelo, na sua função.

Que banda hoje em dia se atreve a dar “olá” aos fãs – e esse foi especificamente um show pra fãs – com bons segundos de barulhos entortando o que é palatável? “Cry All Day”, uma das que se salvam do mais recente Schmilco, usa o mesmo artifício, numa canção deliciosa. É um proposital vendaval de arranhões.

A música do Wilco é um rol de fofura e bom mocismo, por isso cabem a Nels Cline e sua guitarra, em cima do palco, experimentar e arranhar um pouco a maciez ofertada. Teve solo acachapante – não um solo-posado, mas um solo ruidoso. Teve um protokraut (na incrível “Spiders (Kidsmoke)”) e uma longa jornada (na derradeira “I’m a Wheel”), mostrando toda o sincronismo do sexteto. Seja com fofura ou ruídos, cada passo, cada gesto, cada nota eram motivos de mais exaltações.

Foram duas horas e vinte minutos de apresentação, passando por toda a discografia: do A.M. (1995), duas músicas; do Being There (1996), uma; do Summerteeth (1999), duas; do Yankee Hotel Foxtrot (2001), que é o disco mais adorado da carreira deles, sete; do A Ghost Is Born (2004), cinco; do Sky Blue Sky (2007), três; do Wilco (2009), uma; do The Whole Love (2013), uma; do Star Wars (2015), uma; e do Schmilco (2016), cinco. O próprio Tweedy brincou com o fato dessa ou aquela música ter ficado de fora: não dá pra tocar tudo, mas deu pra variar e divertir quem é fã e se estapeou por um dos ingressos (a vinte reais!) pra apresentação.

A certa altura, ao chamar a audiência pra mais perto, as cadeiras do Auditório logo foram deixadas pra trás, sem remorso, e a segurança local nem se preocupou com a proximidade dos fiéis debruçados no palco, cantando de olhinhos fechados, braços pro alto, barbas (todos parecem ter barbas) molhadas de suor. O show virou espetáculo, ganhou clima de cantar-pra-amigos-na-sala-de-casa, e Tweedy teve que prometer não demorar onze anos pra voltar.

Não é um show pra tantas exaltações e exclamações, mas a sinergia que seu pequeno público e a banda experimentaram nesses três dias, em especial neste show, já é argumento bastante pra que o Wilco se sinta com as portas do país abertas pra quando quiser. Sua ruidosa fofura será sempre bem-vinda, do tamanho da importância que ela tem.

Set List: “Via Chicago”, “If I Ever Was A Child”, “Cry All Day”, “Company In My Back”, “I Am Trying To Break Your Heart”, “Kamera”, “You Are My Face”, “Misunderstood”, “Someone To Lose”, “Radio Cure”, “Bull Black Nova”, “Reservations”, “Impossible Germany”, “Whole Love”, “Passenger Side”, “Locator”, “We Aren’t The World (Safety Girl)”, “Box Full Of Letters”, “Heavy Metal Drummer”, “I’m The Man Who Loves You”, “Hummingbird”, The Late Greats”. Bis: “Jesus, Etc”, “Hate It Here”, “I’m Always In Love”, “Random Name Generator”, “Spiders (Kidsmoke)”. Bis 2: “I’m a Wheel”.

Artigos Relacionados:
Artigos Relacionados - Recentes:
Artigos Relacionados - Antigos:

Comentarios (0)Add Comment

Escreva seu Comentario
menor | maior

security code
Escreva os caracteres mostrados


busy

Novos Downloads

Vanilla Dreams (mb extra) Punkake
Vanilla Dreams (mb extra)
Wasabi EP (mb 93) Magaivers
Wasabi EP (mb 93)
Bunch Of Grapes (mb 92) Tangerines And Elephants
Bunch Of Grapes (mb 92)

Videos Recentes

View Video
Jack Is Only Happy When She's Up On The Stage
View Video
Arisen My Senses
View Video
When You Die
View Video
Não Fui Eu
View Video
Already Gone
View Video
E o Meu Peito Mais Aberto que o Mar da Bahia
View Video
Palmeiras ao Vento
View Video
Inocente