Quarta Fev 20

Arquivo

O Rappa – ao vivo

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail
Twittar este Artigo

Show eletroacústico baseado em DVD é apresentado pela banda em sua “segunda casa” curitibana

Falcão, ao violão, e um pouco do clima da Oficina Brennand no cenárioTexto por Leandro Delmonico

Foto: Live Curitiba/Divulgação

O Rappa é, sem dúvida alguma, uma das poucas bandas consistentes que sobraram no “Lado A” da música brasileira mais recente. Com treze discos na carreira (entre trabalhos inéditos, coletâneas e registros ao vivo), a banda criou afeição com várias cidades brasileiras. Uma delas é Curitiba, para onde o grupo retornou mês passado para divulgar o CD e DVD Acústico na Oficina Francisco Brennand, lançado neste mesmo ano de 2016. A capital paranaense, inclusive, é onde reside há mais de dez anos o guitarrista Alexandre Meneses (Xandão) e o atual baterista da banda, Felipe “Boquinha” (que já passou pelas bandas Namastê e Black Cherry).

Gravado em Recife, no ateliê/oficina do artista plástico e ceramista Francisco Brennand, o novo trabalho d’O Rappa repete, mesmo que de maneira criativa, um formato já utilizado pela banda antes: gravar um disco ao vivo misturando velhos clássicos a canções inéditas. A faixa “Uma Vida Só”, neste caso, é o carro-chefe do audiovisual belamente registrado numa galeria de arte a céu aberto.

Apesar do título do show e do cuidado com a produção do DVD, o que se viu na noite do dia 15 de outubro em Curitiba foi um pouco mais despojada. A noite quente e programação para a mudança para o horário brasileiro de verão causaram um pouco de desconforto para parte do público que superlotava a Live Curitiba naquele 15 de outubro. Mas nada comparado ao longo show de abertura da banda Magnólia, que entoou covers de diversos gêneros até arrancar gritos de “O Rappa” da plateia.

Eis que às 2h30 do novo horário, com parte do público já embriagado, o vocalista Marcelo Falcão adentrou o palco com seu violão de nylon, acompanhado apenas pelos integrantes oficiais da banda (Xandão na guitarra, Lauro no baixo acústico e Marcelo Lobato no xilofone). Para o alivio geral da galera o show começou – e bem – com “Anjos (Pra Quem Tem fé)”, grande hit do último álbum de estúdio da banda, Nunca Tem Fim. Já no final da segunda canção da noite, “7 Vezes” (a faixa título do penúltimo álbum), o grupo recebeu todos os músicos da turnê. A partir daí, de acústico mesmo só o violão e os instrumentos exóticos como a escaleta e os steel drums (tambores de aço frequentemente utilizados na música caribenha).

O som encorpado da banda, marcado pelos graves típicos do dub e a voz marcante de Falcão tacaram fogo no baile ao misturar sucessos recentes (como “Auto Reverse” e “Hóstia”) a sucessos dos tempos do ex-baterista e letrista Marcelo Yuka (como “Pescador de ilusões” e “Me Deixa”). Reconhecida por letras politizadas, além das ações sociais, a banda não se ateve a discursos e evitou falar sobre o atual momento do país. Falcão foi objetivo e mandou apenas um “salve” para as pessoas que lutam contra a corrupção e um país menos desigual.

O cenário procurou respeitar a estética apresentação no DVD e a banda ainda contou com a participação do repentista Rapadura durante a execução de uma nova versão para “Reza Vela”. E para passar a régua na noite, com parte do público já deixando as dependências da Live Curitiba, o grupo deu um bom fim para a noite caótica agradando os fãs presentes com “Lado B Lado A”, “O Salto” e “Ilê Ayê”.

Set List: “Anjos (Pra Quem Tem Fé)”, “7 Vezes”, “Uma Vida Só”, “Vários Holofotes”, “Monstro Invisível”, “Cruz de Tecido” “Vida Rasteja”, “Hóstia”, “Auto Reverse”, “Bitterusso Champagne”, “Rodo Cotidiano” , “Fininho da Vida”, “Pescador de Ilusões”, “Suplica Cearense”, “Reza Vela”, “Intervalo Entre Carros”, “Sentimento”, “Boa Noite Xangô”, “ Não Vão Me Matar”, “Horda”, “Me Deixa”, “O Salto”, “Horizonte é Logo Ali”, “Lado B lado A”, “Linha Vermelha”, “Ilê Ayê” e “O Homem Amarelo”.


Artigos Relacionados:
Artigos Relacionados - Recentes:

Comentarios (0)Add Comment

Escreva seu Comentario
menor | maior

security code
Escreva os caracteres mostrados


busy

Novos Downloads

Vanilla Dreams (mb extra) Punkake
Vanilla Dreams (mb extra)
Wasabi EP (mb 93) Magaivers
Wasabi EP (mb 93)
Bunch Of Grapes (mb 92) Tangerines And Elephants
Bunch Of Grapes (mb 92)

Videos Recentes

View Video
Jack Is Only Happy When She's Up On The Stage
View Video
Arisen My Senses
View Video
When You Die
View Video
Não Fui Eu
View Video
Already Gone
View Video
E o Meu Peito Mais Aberto que o Mar da Bahia
View Video
Palmeiras ao Vento
View Video
Inocente