Domingo Mai 27

Warning: Division by zero in /home/storage/d/82/5a/mondobacana1/public_html/plugins/content/extranews.php on line 637

Warning: Division by zero in /home/storage/d/82/5a/mondobacana1/public_html/plugins/content/extranews.php on line 638

Warning: imagecreatetruecolor() [function.imagecreatetruecolor]: Invalid image dimensions in /home/storage/d/82/5a/mondobacana1/public_html/plugins/content/extranews.php on line 701

Warning: imageantialias(): supplied argument is not a valid Image resource in /home/storage/d/82/5a/mondobacana1/public_html/plugins/content/extranews.php on line 702

Warning: imagecopyresampled(): supplied argument is not a valid Image resource in /home/storage/d/82/5a/mondobacana1/public_html/plugins/content/extranews.php on line 703

Warning: imagejpeg(): supplied argument is not a valid Image resource in /home/storage/d/82/5a/mondobacana1/public_html/plugins/content/extranews.php on line 704

Arquivo

SIM São Paulo 2017

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail
Twittar este Artigo

Destaques e experiências de quem viveu os cinco dias da quinta edição do Seminário Internacional de Música

MC Linn da Quebrada, uma das representantes da música negra brasileira na SIM SP 2017Texto e foto de Mayara Melo

Em sua 5° edição, o Seminário Internacional da Música de São Paulo surpreendeu mais uma vez com inovação. Do dia 6 ao 10 de dezembro de 2017, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) estava cheio de atividades para o ramo da música. Com uma série de bate-papos sobre a cultura e todas as vertentes do mundo artístico musical, a SIM veio em busca de inovação e com uma proposta de unificar vários nichos da área. Em todos os dias da music convention era possível visualizar o aumento da movimentação do público e como as atividades faziam as pessoas se conectarem em busca de um mesmo objetivo.

Além das palestras e workshops, a área pro-badge, direcionada a pessoas previamente cadastradas junto à organização do evento e que trabalham em algum ramo ligado à área musical, era direcionada ao setor de inovação e tecnologia. Nesse espaço conheci o projeto Le Tour Du Monde, pelo qual um casal de franceses que viajam o mundo monta um projeto onde são feitos vídeos de artistas em lugares diferentes partes do globo, com uma gravação de imagem e aúdio em 360° graus. A grande sacada do projeto é a forma como ele é apresentado: na SIM tive acesso a todo o equipamento de ponta, com óculos sensorial e headphones, o que possibilita ver as imagens e escutar aos vídeos conforme a movimentação. Na mesma área havia também uma montagem de um “minipalco”, com baterias, teclados, guitarras e baixos, onde as pessoas podiam apenas chegar e tocar, sozinho ou com alguém (assim sendo sempre possível fazer uma jam session).

As noites da programação da SIM foram as mais difíceis de se escolher. Com mais de 35 eventos em 15 casas de São Paulo, a convenção conseguiu agradar a maior parte da cena que se construía no festival. Uma das atrações programadas foi a Invasão do Paraná – Noite Arnica.

Entre os nomes escalados para a festa paranaense estava o Naked Girls & Aeroplanes, trio formado por integrantes das bandas curitibanas Esperanza e Lemoskine. “O Naked ainda está num estágio de transição de projeto de estúdio para ‘banda’. Então estamos descobrindo como um show pode funcionar com mais elementos, com a adrenalina de estar dividindo um palco com outros músicos e outros grupos. Essa cena, capitaneada pelo projeto Arnica Cultural é bastante diversa e a noite dentro da programação da SIM foi um momento importante dentro da nossa trajetória. Acho que é questão de tempo para que o selo descole uma visibilidade dentro do evento que faça jus às atrações”, comentou Rodrigo Lemos, vocalista e guitarrista.

O trio Tuyo fez parte da mesma noite e uma de suas vocalistas, Lilian Soares, contou um pouquinho da experiência e sua crítica ao evento, "Debutante da SIM SP, eu me vi em um tour real que revelou o que já sentia mas nunca tinha tocado com as mãos: o tamanho e a força da indústria da música fora do eixo formado por Domingão do Faustão e top virais. Um “conglomeradão” de artistas, produtores, roadies e selos profissionais que movimentam, esquentam e promovem as engrenagens que botam gente como a gente para tocar e para entender pra onde ir. Peguei minha sacolinha e entrei em tudo que pude, conheci meus heróis jovens e vivos, todo mundo cheio de perguntas, testando coisas. Voltei pra casa emocionada e na maior gana de fazer minhas coisinhas vingarem. Vida longa à SIM, que, apesar das poucas mesas sobre população negra fazendo música, já deu um jeitinho de sair do século passado falando sobre festivais feitos por mulheres, ainda que brancas. Mas vamos avançando. Já estamos no futuro."

Dentro de toda a programação do evento também existia a possibilidade de formar conexões internacionais e vários contatos. “Entrando pela porta do CCSP se compreende a devoção com que os reais responsáveis pelas engrenagens do mercado da música se reúnem essa época do ano nesse mesmo lugar”, comentou Caroline Rocha, produtora da banda meio gaúcha meio paulista Musa Híbrida. “Do meu ponto de vista, de um ano pra outro se acumula muito conhecimento e um ambiente como o da SIM oferece a oportunidade de compartilhar esse conhecimento e ampliar perspectivas, emergir de um contexto que fazemos parte diariamente pra enxergar outras cabeças, outras ideias. Oposto da imersão, feiras de música são nossa chance de respirar os múltiplos olhares para um mesmo ponto/foco, avançando métodos e aparelhando práticas profissionais, de um jeito menos pragmático e mais humano. Fluxos e conexões pra mim são o que sintetizam a importância desse evento”, completou.

Apesar de todos esses pontos positivos de inovação, comunicação e tecnologia, ainda é possível observar algumas falhas na construção do seminário. Mesmo com o intuito de agregar e diversificar, ainda senti falta de mais mulheres e pessoas negras ocupando destaques importantes na music convention, que cada vez mais vem abrindo espaço no mercado. Minha expectativa é que esses pontos melhorem e que eles consigam deixar bem nítida a diversidade dentro do evento.


Artigos Relacionados:

Comentarios (0)Add Comment

Escreva seu Comentario
menor | maior

security code
Escreva os caracteres mostrados


busy

Novos Downloads

Vanilla Dreams (mb extra) Punkake
Vanilla Dreams (mb extra)
Wasabi EP (mb 93) Magaivers
Wasabi EP (mb 93)
Bunch Of Grapes (mb 92) Tangerines And Elephants
Bunch Of Grapes (mb 92)

Videos Recentes

View Video
Jack Is Only Happy When She's Up On The Stage
View Video
Arisen My Senses
View Video
When You Die
View Video
Não Fui Eu
View Video
Already Gone
View Video
E o Meu Peito Mais Aberto que o Mar da Bahia
View Video
Palmeiras ao Vento
View Video
Inocente