Domingo Nov 18

Warning: Division by zero in /home/storage/d/82/5a/mondobacana1/public_html/plugins/content/extranews.php on line 637

Warning: Division by zero in /home/storage/d/82/5a/mondobacana1/public_html/plugins/content/extranews.php on line 638

Warning: imagecreatetruecolor() [function.imagecreatetruecolor]: Invalid image dimensions in /home/storage/d/82/5a/mondobacana1/public_html/plugins/content/extranews.php on line 701

Warning: imageantialias(): supplied argument is not a valid Image resource in /home/storage/d/82/5a/mondobacana1/public_html/plugins/content/extranews.php on line 702

Warning: imagecopyresampled(): supplied argument is not a valid Image resource in /home/storage/d/82/5a/mondobacana1/public_html/plugins/content/extranews.php on line 703

Warning: imagejpeg(): supplied argument is not a valid Image resource in /home/storage/d/82/5a/mondobacana1/public_html/plugins/content/extranews.php on line 704

Arquivo

As Vantagens de Ser Invisível

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail
Twittar este Artigo

Clássico da literatura pop sobre as primeiras vezes da adolescência ganha adaptação para as telas

Charlie (Lerman): tempo de descobertasTexto por Gisele Eberspächer

Foto: Paris Filmes/ Divulgação

(Para ler ouvindo “Heroes” e “Asleep”)

Para Charlie (Logan Lerman), ser invisível trouxe algumas vantagens. Tímido e sem jeito, como todos os deslocados nerds dos filmes e séries norte-americanos, estar em algum lugar de maneira quase imperceptível trouxe novas amizades. Depois de perder o melhor amigo (que se suicida), Charlie busca participar mais da vida quando entra em uma cruel e típica high school.

Os primeiros dias não são animadores. Além de ser zoado na escola, Charlie vê também o namorado da sua irmã batendo nela, o que o faz ficar ainda mais deslocado e confuso. O ano de Charlie começa a mudar quando conhece os irmãos Sam (Emma Watson) e Patrick (Ezra Miller) em um jogo de futebol americano.

Achando-se quieto e imperceptível, Charlie começa a ir em festas e sair com o novo grupo de amigos. Acaba usando drogas pela primeira vez e tendo sua primeira namorada. Quase sem perceber, passou a ser um dos integrantes do grupo. É neste momento que fala a frase de impacto do filme (e do livro também): “And in that moment, I swear we were infinite” (E, naquele momento, eu juro que éramos infinitos).

Em um certo momento, porém, Charlie passa a guardar muitos segredos das outras pessoas e de si mesmo. É nesse mesmo momento que descobrimos que o personagem costumava sofrer com alucinações e frequentemente desmaiava. Percebemos também uma certa tensão quando o personagem sente saudades de sua tia Helen (Melanie Lynskey), morta em um acidente de carro quando ele ainda era criança. E Charlie precisará amadurecer para passar por tudo isso.

Por ser uma adaptação de um livro, de mesmo nome e autoria de Stephen Chbosky, As Vantagens de Ser Invisível (The Perks Of Being A Wallflower, EUA, 2012 – Paris Filmes) busca usar uma estrutura semelhante. Assim como o livro é construído apenas com as cartas escritas por Charlie para um desconhecido, o filme usa a narração do personagem com as cenas em que ele escreve para dar a mesma impressão. Além disso, com o longa se perde muito pouco da história original (SPOILER: no livro, a irmã de Charlie fica grávida antes de terminar com seu namorado e é Charlie que a ajuda a conseguir um aborto – o que piora ainda mais o fato de ele precisar guardar tantos segredos). A estreia próxima do filme ajudou inclusive a alavancar as vendas do livro no Brasil. A edição traduzida, feita pela Rocco, é difícil de achar e está indisponível em algumas lojas. Ainda assim, a edição original foi um dos livros mais vendido entre as ficções em inglês por aqui.

Um dos pontos altos do filme é a atuação de Ezra Miller, ator que interpretou Kevin no polêmico Precisamos Falar sobre Kevin. O ator faz Patrick, um dos melhores amigos de Charlie, que sofre com as complicações de um relacionamento gay – abordado de maneira tranquila e pouco caricata. Ele é possivelmente um dos responsáveis pela graça do filme. Outro bom momento é a escolha da trilha sonora (que deve ser creditada a Stephen Chbosky, que já a utiliza no livro). As duas músicas principais do filme são a bastante pessimista “Asleep” (Smiths) e a um tanto esperançosa “Heroes” (David Bowie). Além disso, alguns acordes usados como expressão dos sentimentos de Charlie lembram muito “Hallelujah” (Jeff Buckley).

(SPOILER: Por fim, o maior mérito do filme é tratar do abuso infantil de maneira mais simples, focando em quem sofre e as consequências disso na vida de uma criança/adolescente. Não especular o tema como um grande tabu, mas sim falar sobre isso com uma certa delicadeza. É aos poucos que Charlie sente que foi abusado por sua tia quando criança, e assim para de se sentir culpado pela morte dela. E este foi um segredo que ele precisou guardar por bastante tempo.)

Apesar de ser nada mais que um drama adolescente americano, alguma nostalgia pode bater também em um público mais velho. O filme pode trazer de volta algumas primeiras vezes. Ainda melhores ao som de boa música.

Artigos Relacionados:
Artigos Relacionados - Recentes:
Artigos Relacionados - Antigos:

Comentarios (1)Add Comment
0
...
escrito por Marcellus Soares, 02 de novembro de 2012
Excelente crítica. Assisti o filme ontem e senti a tal "leveza" com que ele trata alguns assuntos bem polêmicos em nossa sociedade.
Em dado momento eu cheguei a acreditar que toda aquela história seria fruto da imaginação do Charlie (e ainda bem que não foi, senão seria um filme do Nolan).
Uma pena que não esteja passando em muitas salas pelo Brasil.

Escreva seu Comentario
menor | maior

security code
Escreva os caracteres mostrados


busy

Novos Downloads

Vanilla Dreams (mb extra) Punkake
Vanilla Dreams (mb extra)
Wasabi EP (mb 93) Magaivers
Wasabi EP (mb 93)
Bunch Of Grapes (mb 92) Tangerines And Elephants
Bunch Of Grapes (mb 92)

Videos Recentes

View Video
Jack Is Only Happy When She's Up On The Stage
View Video
Arisen My Senses
View Video
When You Die
View Video
Não Fui Eu
View Video
Already Gone
View Video
E o Meu Peito Mais Aberto que o Mar da Bahia
View Video
Palmeiras ao Vento
View Video
Inocente