Sábado Dez 16

Arquivo

Victoria e Abdul – O Confidente da Rainha

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail
Twittar este Artigo

Sob a direção de Stephen Frears, Judi Dench volta a brilhar como a monarca britânica mais famosa

Victoria (Dench) e o munshi Abdul (Fazal) passeando de barco pelo rioTexto por Abonico R. Smith

Foto: Universal Pictures/Divulgação

Stephen Frears já foi mais ousado e inovador, assinando títulos como Minha Adorável Lavanderia, Os Imorais, Alta Fidelidade e Ligações Perigosas. Nos últimos anos, entretanto, tem procurando manter-se na zona de conforto em filmes corretos, mas nada muito além disso. Em obras como A Rainha, Philomena e Florence: Quem é Essa Mulher? Frears optou por navegar com tranquilidade em torno de fortes protagonistas femininas e que seguram histórias interessantes, seja no território do drama ou no da comédia, porém bem medianas. E ainda sempre com um pezinho na História britânica recente.

Em Victoria e Abdul – O Confidente da Rainha (Victoria & Abdul, Reino Unido/Estados Unidos, 2017 – Universal Pictures) ele enfoca a amizade quase impossível entre a mais famosa e querida de todas as majestades britânicas e um mero servo indiano, trazido às pressas para Londres para mostrar em um banquete com a presença de muitos nobres, um dos eventos realizados para celebrar o Jubileu de Ouro da Rainha em 1887. Já em seus últimos anos de vida, Victoria é mostrada com um semblante bem austero e completamente cansado. Sem muita paciência para as coisas que lhe acontecem ao redor, ela – já viúva de Albert havia décadas – acaba se encantando com o improvável, que reside nos diálogos e na apreensão de conhecimento que trata com seu munshi Abdul. Este aproveita brechas inesperadas concedidas pela rígida e conservadora corte para lhe mostrar aos poucos a cultura de seu país, então ainda uma rica e exótica colônia britânica.

Abdul Karim (interpretado por Ali Fazal, astro recente de Bollywood) de recatado não possui nada. Aproveita a “sorte da loteria” para poder ascender socialmente e sair do mero emprego em um presídio na Índia. Contudo, à medida em que quebra por completo o gelo e o protocolo com sua futura amiga íntima, vai se mostrando também um tanto atrapalhado. Por outro lado, Victoria se encanta com a ingenuidade estampada pelo moço. Mais do que isso, ela vê em sua espontaneidade uma chance de poder voltar confidências desde que o servo John Brown morrera, alguns anos antes. Esta aproximação aos poucos tem consequências e acaba provocando ciúme e inveja com todo o séquito ao redor da rainha. Em especial o Príncipe de Gales e filho mais velho da monarca, Eduardo VII, mais conhecido pelo apelido de Bertie (onde o espectador pode apreciar o comediante Eddie Izzard para revelar uma pouco conhecida faceta masculina em seus personagens)

É neste território que Judi Dench deita e rola em sua nova e impactante interpretação da monarca. Se vinte anos atrás, no drama Sua Majestade, Mrs Brown (que mostra como Victoria superou a perda do Príncipe Consorte através da amizade com seu criado escocês) Judi “reinou soberana” a ponto de arrebatar prêmios (Bafta, Globo de Ouro) e indicações (Oscar, SAG Awards) de melhor atriz da temporada, aqui ela repete a dose. Vale ainda lembrar que esta não é a primeira parceria bem sucedida entre o diretor e sua estrela principal – no papel da protagonista homônima de Philomena (2013) ela também obteve diversas indicações em festivais e premiações importantes ao redor no eixo Europa-EUA.

Mesmo com o show de Dench, Frears acaba não fugindo muito da mornidão de seus títulos mais recentes. Victoria e Abdul – O Confidente da Rainha é uma obra que passa longe dos melhores momentos do inglês. Mesmo assim, assistir a um Stephen Frears em ponto morto é sempre mais excitante do qualquer obra hypada de outros cineastas.

Artigos Relacionados:

Comentarios (0)Add Comment

Escreva seu Comentario
menor | maior

security code
Escreva os caracteres mostrados


busy

Novos Downloads

Vanilla Dreams (mb extra) Punkake
Vanilla Dreams (mb extra)
Wasabi EP (mb 93) Magaivers
Wasabi EP (mb 93)
Bunch Of Grapes (mb 92) Tangerines And Elephants
Bunch Of Grapes (mb 92)

Videos Recentes

View Video
The Way You Used To Do
View Video
Blissing Me
View Video
Amadurece e Apodrece
View Video
Special
View Video
Nothing To Find
View Video
Carinhosa
View Video
Look At Your Hands
View Video
All In One Night
View Video
Hypnotize