Sábado Dez 16

Arquivo

Boneco de Neve

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail
Twittar este Artigo

Detetive dos best-sellers de Jo Nesbø estreia em grande estilo nas telas dos cinemas

Harry Hole (Fassbender): tenta desvendar os assassinatos dos bonecos neveTexto por Abonico R. Smith

Foto: Universal Pictures/Divulgação

Harry Hole já inscreveu seu nome entre os clássicos personagens da literatura mundial deste Século 21. Mantendo a melhor tradição dos investigadores criminais que recorrem a métodos nada ortodoxos, o protagonista de onze histórias criadas pelo norueguês Jo Nesbø agora estreia no cinema em grande estilo.

Boneco de Neve (The Snowman, Reino Unido/EUA/Suécia, 2017 – Universal Pictures) foi publicado em 2010 e é o sétimo livro da série centrada em Hole. É também aquela obra responsável pela projeção mundial de Nesbo e provavelmente por isso foi a escolhida para levar o personagem às telas, sob a interpretação de Michael Fassbender e a produção executiva de Martin Scorsese e Thomas Alfredson (sueco, que também assina a direção e ficou famoso pelos filmes O Espião Que Sabia Demais e Deixa Ela Entrar). O elenco ainda reúne um grande time de coadjuvantes, que envolve nomes cultuados como Charlotte Gainsbourg, JK Simmons, e Chloë Sevigny, além de bonitões como Rebecca Ferguson e Val Kilmer.

Harry Hole está longe de fazer feio. Tudo bem que Boneco de Neve não é um filme de fácil digestão. A história é bastante pesada, cheia de assassinatos cruéis de mulheres norueguesas casadas e com filhos. Alfredson ainda contribui para uma direção densa, que volta e meia remete às principais características do cinema clássico de seu país. Grandes espaços que ressaltam não só a amplidão de possibilidades da trama como também a solidão. Longos intervalos de silêncio. Movimentos lentos de câmera. Personagens focalizados a uma boa distância da lente. Uma branquidão só da neve em excesso nas tomadas eternas. Tudo isso contribui para dar mais angústia ao espectador, que durante quase duras de filme, vai tentando juntar as peças de todo o quebra-cabeça.

Basicamente a história gira em torno do detetive Hole e sua nova assistente Katrine Bratt (Ferguson) de descobrir quem e o que anda por trás de uma macabra série de assassinatos, sempre antecipados pelo sinal um tanto lúdico do misterioso assassino: a rápida construção de um boneco de neve que possa ser visualizado por sua vítima pouco antes do momento fatal. Ao público, entretanto, é dado um pequeno aperitivo logo no início. A trágica história de um garoto que sofre seguidos traumas na infância pode estar por trás disso tudo.

A trama construída por Nesbø nas páginas do livro também nas telas não dispensa boas referências pop, uma gama de possíveis suspeitos e algumas reviravoltas. O que permite que nem tudo seja tão doloroso assim para o espectador menos preparado para toda a densidade do cinema nórdico e mais afeito à narrativa linear do cinema pop norte-americano.

Artigos Relacionados:

Comentarios (0)Add Comment

Escreva seu Comentario
menor | maior

security code
Escreva os caracteres mostrados


busy

Novos Downloads

Vanilla Dreams (mb extra) Punkake
Vanilla Dreams (mb extra)
Wasabi EP (mb 93) Magaivers
Wasabi EP (mb 93)
Bunch Of Grapes (mb 92) Tangerines And Elephants
Bunch Of Grapes (mb 92)

Videos Recentes

View Video
The Way You Used To Do
View Video
Blissing Me
View Video
Amadurece e Apodrece
View Video
Special
View Video
Nothing To Find
View Video
Carinhosa
View Video
Look At Your Hands
View Video
All In One Night
View Video
Hypnotize