Sábado Dez 16

Arquivo

Assassinato no Expresso Oriente

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail
Twittar este Artigo

Franquia baseada em livros de Agatha Christie traz Hercule Poirot às telas com pompa, humor e grandioso elenco

Hercule Poirot (Branagh) e seu estiloso e enorme bigode se deparam com aquele que pode ser um dos crimes mais perfeitos de todos os tempos

Texto por Abonico R. Smith

Foto: Fox/Divulgação

Publicado pela primeira vez há mais de oitenta anos, o romance de crime e mistério Assassinato no Expresso Oriente (Murder On The Orient Express, EUA/Malta/Irlanda, 2017 – Fox) foi apenas o oitavo da série de 33 títulos que Agatha Christie criou tendo como protagonista o detetive Hercule Poirot. Mas se tornou o mais famoso deles e, por isso mesmo, acaba de ganhar refilmagem que dá o pontapé inicial a uma franquia cinematográfica com os grandes clássicos da escritora inglesa.

Dirigido e protagonizado por Kenneth Branagh, o filme é um delírio visual capaz de arrebatar tanto os fãs já iniciados quando aqueles mais novos, sobretudo uma geração já criada e vacinada à base de blockbusters de super-heróis nas salas de cinemas. Aqui o herói não usa capa e espada, não troca socos com vilões, não voa e nem usa apetrechos especiais e roupas coloridas. É um senhor de meia-idade vindo da Bélgica, que ostenta um estiloso e enorme bigode, confia muito na questão da razão sempre sobrepujar qualquer impulso ou emoção e não dispensa uma boa dose de marra, petulância e deliciosas tiradas sarcásticas. E mais: além de dar conta do recado na atuação (o tino shakespeariano já famoso de Branagh em suas produções cinematográficas ajuda bastante) e ainda dá um show na direção, explorando detalhes de cenários luxuosos e ângulos inusitados em um ambiente pequeno e claustrofóbico como um vagão de trem e aquele visual majestoso fora do veículo, que por dias fica preso à boca de um túnel por causa de uma avalanche de neve.

O ator e diretor irlandês ainda tem na sua mão um elenco grandioso em todos os sentidos (Judi Dench, Willem Dafoe, Penelope Cruz e principalmente Michelle Pfeiffer reinam soberanos em suas interpretações; Johnny Depp, fazendo aquele que será morto durante a viagem,  consegue não ficar nada caricato quanto em seus últimos trabalhos; já Josh Gad e Daisy Ridley mostram que já passarem do estágio de “revelações”) e, junto ao roteiro assinado pelo experiente Michael Green (que, entre outras coisas, fez os de Logan e Blade Runner 2049, mais uma série de episódios em badaladas séries de TV), cria artifícios e novidades (como o “prefácio” de Poirot em Istambul, cidade de onde parte o Expresso Oriente) que se desprendem da tarefa pura e simples de repetir a saborosa trama de Christie. O final épico ainda acrescenta uma inacreditável citação a Leonardo da Vinci e sua Santa Ceia – na hora de Poirot dar a resolução daquele que pode ser considerado um dos crimes mais perfeitos de todos os tempos – e ainda reforça todos os dilemas morais vividos pelos personagens durante a conturbada e misteriosa viagem de volta à cidade portuária de Calais, situada ao norte da França e o ponto mais próximo das terras britânicas naquele país.

Apesar da história clássica de Agatha Christie não passar de ser um grande entretenimento tanto na literatura quanto o cinema, isso não impede, porém de ter luxo, pompa, inteligência e aquelas boas doses de humor e mistério digas de pegar a atenção de qualquer um. Afinal faz tempo que blockbusters não chegam ao cinema sem se preocupar com cenas de ação, majestosos efeitos de CGI e ainda uma história rasa que visa somente a bilheterias vultosas inflacionadas pelo espírito juvenil de gerações e gerações.


Artigos Relacionados:

Comentarios (0)Add Comment

Escreva seu Comentario
menor | maior

security code
Escreva os caracteres mostrados


busy

Novos Downloads

Vanilla Dreams (mb extra) Punkake
Vanilla Dreams (mb extra)
Wasabi EP (mb 93) Magaivers
Wasabi EP (mb 93)
Bunch Of Grapes (mb 92) Tangerines And Elephants
Bunch Of Grapes (mb 92)

Videos Recentes

View Video
The Way You Used To Do
View Video
Blissing Me
View Video
Amadurece e Apodrece
View Video
Special
View Video
Nothing To Find
View Video
Carinhosa
View Video
Look At Your Hands
View Video
All In One Night
View Video
Hypnotize