Domingo Nov 18

Arquivo

Os 10 melhores DVDs musicais

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail
Twittar este Artigo
Belle & Sebastian, Blur, Later With..., Nação Zumbi, Nirvana, Oasis, Pixies, Sonic Youth, White Stripes e YYYs.

Os 10 melhores DVDs musicais

ReproduçãoEste foi um ano de consagração para o DVD, que ainda se firmou como formato alternativo para a indústria fonográfica. Mais títulos foram lançados em 2004, abrindo um filão de bons lançamentos para quem não quer saber de divas sem sal, rock empastichado ou os mesmos medalhões de sempre. Mesmo assim, teve maravilhas que não saíram no Brasil. Abonico R. Smith fala sobre os dez melhores do ano, indispensáveis em qualquer prateleira caseira dos amantes dos bons sons.

DVD do White Stripes traz show gravado na Inglaterra.

1 :: White Stripes – Live Under Blackpool Lights (XL, importado)
A maior menor banda do mundo. Afinal, Jack e Meg White fazem maravilhas com apenas uma guitarra [muito bem tocada] e um kit de bateria [escandalosamente bem surrado]. Traz um show que a dupla fez em janeiro de 2004 na Inglaterra, com texturas de super 8 e 16mm. Ah, sim, e também uma nova música, “Jolene”. Com certeza deve ganhar edição brasileira muito em breve.

2 :: Yeah Yeah Yeahs – Tell Me What Rockers To Swallow (Polydor/Universal)
Seria Karen O um Iggy Pop de saias? Essa teoria, defendida por muios, pôde finalmente ser comprovada pelos brasileiros, que foram agraciados com lançamento quase simultâneo deste DVD. O foco principal é um show feito pelo trio americano em San Francisco, com a vocalista aprontando todas no palco. Ainda tem três ótimos clipes.

3 :: Pixies – Pixies (4AD/Sum)
Um show ao vivo da turnê britânica do álbum Surfer Rosa. Os poucos videoclipes da carreira. Um documentário com bastidores de viagens. Depoimentos de gente importante na música pop sobre a história e a real importância do Pixies sobre suas carreiras.

4 :: Sonic Youth – Corporate Ghost (Geffen, Universal)
Mais de vinte anos de carreira discográfica e um punhado de videoclipes que mantém a estética das músicas: tosqueira como concepção artística e imagens cruas de uma banda em plena ação. Nessa compilação dos pontos altos da carreira, uma série de hits para os amantes dos ruídos e dissonâncias distorcidas. Seriam os deuses nova-iorquinos?

5 :: Oasis – Definitely Maybe (Creation/Sony)
E neste ano o estouro do britpop e seu disco fundamental – o álbum de estréia dos irmãos Gallagher – fizeram dez anos. Para comemorar a data, foi lançada esta grande compilação documental, que resgata a efervescência criativa e comportamental do início da carreira da banda.

6 :: Nirvana – With The Lights Out (Geffen, importado)
Bola fora da Universal não ter lançado a tão esperada caixa do Nirvana no Brasil. Além de três CDs com 61 gravações inéditas da banda, há um DVD com ensaios, registros ao vivo e imagens caseiras. São ao todo vinte músicas com imagens.

7 :: Later With... Jools Holland – Cool Britannia (Warner)
Além de trazer medalhões de todos os estilos, Jools Holland procura sempre promover novas bandas e acompanhá-las durante sua ascensão. Aqui há quase quarenta delas, todas britânicas, que passaram por lá etre 1993 e 2003. Tem maravilhas tocadas por gente antiga [Primal Scream, Paul Weller, Morrissey, Echo & The Bunnymen, Radiohead, Suede, Manic Street Preachers, Oasis, Blur, Charlatans] e nova [Libertines, Franz Ferdinand, Keane, 22-20’s, British Sea Power, Doves, Elbow, Starsailor].

8 :: Blur – Starshaped (Parlophone/EMI)
Em 1994, durante o estouro e apogeu do britpop somente o Blur fazia páreo com o Oasis em disputa de popularidade entre os fãs e nas capas de tablóides e semanários musicais. Aqui são flagrados momentos especiais de até três anos antes, período em que o lançamento de álbuns como Modern Life Is Rubbish e Parklife foram o epicentro de criatividade de Damon Albarn & cia. Os shows de Reading e Glastonbury, ambos filmados dos bastidores, de trás do palco comprovam o poder do quarteto.

9 :: Belle & Sebastian – Fans Only (Jeepster/Trama)
Como o próprio nome indica, somente para fãs. Afinal, traz tudo o que a fofa banda escocesa viveu de mais importante durante a primeira fase de sua trajetória, ligada à gravadora Jeepster. Videoclipes, comentários pessoais de cada integrante e até mesmo uma insólita aparição no programa de Jô Soares.

10 :: Nação Zumbi – Propagando (Trama)
Única presença nacional nessa lista. Além de flagrar os pernambucanos em turnê por cidades européias, traz um show gravado em São Paulo na íntegra, com todos os erros e problemas que acontecem durante uma apresentação. E com câmeras fixadas na guitarra de Lúcio Maia e microfone de Jorge do Peixe.

 


Artigos Relacionados:
Artigos Relacionados - Recentes:
Artigos Relacionados - Antigos:

Comentarios (0)Add Comment

Escreva seu Comentario
menor | maior

security code
Escreva os caracteres mostrados


busy

Novos Downloads

Vanilla Dreams (mb extra) Punkake
Vanilla Dreams (mb extra)
Wasabi EP (mb 93) Magaivers
Wasabi EP (mb 93)
Bunch Of Grapes (mb 92) Tangerines And Elephants
Bunch Of Grapes (mb 92)

Videos Recentes

View Video
Jack Is Only Happy When She's Up On The Stage
View Video
Arisen My Senses
View Video
When You Die
View Video
Não Fui Eu
View Video
Already Gone
View Video
E o Meu Peito Mais Aberto que o Mar da Bahia
View Video
Palmeiras ao Vento
View Video
Inocente