Domingo Nov 23


Blogs Mondo Bacana

Blogs do Mondo Bacana


Set 18
2009

O jeans detonado

Postado por Patrícia Sabatowitch Ribas | Tags: RamonesNirvanaKate MossJeansAlexa Chung

PatiS

Rasgado, puído, desgastado em calças, bermudas, saias e shorts. Esta aparência detonada faz a diferença e é a tendência das peças tão indispensáveis em qualquer guarda-roupa. O jeans com cara de velhinho é super atual e moderno.

Propaganda do Jeans Hudson fotografada por Mario Sorrenti, com Georgia May Jagger, foto do editorial da Numero Tokio outubro 2009 e vestido bandagem em jeans coleção Hervé Léger Primavera Verão 2010.

 

Sua imagem sempre foi ligada ao rock e ao longo do tempo foi adotado por diferentes tribos como os beatniks, mods, hippies, punks, góticos, grunges, clubbers, cada um usando de sua maneira, com a sua cara.

 

Ramones e Nirvana usavam os detonados.

 

Um tecido resistente com ligamento de sarja era produzido em Nîmes, na França e usado em roupas de trabalhadores do porto de Gênova no século 16. Veio daí o nome jeans ( Gênes, Gênova em francês) e o denim ( de Nîmes). Mas foi Levi Strauss, que na segunda metade do século 19, nos EUA, resolveu confeccionar calças que fossem fortes e duráveis o suficiente para os mineradores da Califórnia, que aos poucos foram aprimoradas com rebites metálicos, bolsos traseiros e com a sua cor característica, o índigo.

 

Mineradores com peças de Levi Strauss.

 

No século seguinte, na década de 30, foram usadas por cowboys norte-americanos, mas foi nos anos 50 que se popularizaram entre os jovens, quando ídolos como Marlon Brando e James Dean as tornaram símbolo de rebeldia. Nos anos 70 foram adotadas pelos hippies e representava o ideal de liberdade - eles começaram a ideia de customização aplicando bordados e patchwork.

Rasgados, coloridos, lavados, manchados, nos anos 80 os modelos foram os mais diversos e cada vez mais populares, eles sobem nas passarelas e marcas de jeans  ficam famosas, memoráveis campanhas publicitárias ficaram na história, como as da Calvin Klein.  A partir dos anos 90 apareceram os jeans premium, caríssimos,  com tratamentos, lavagens e modelagem especiais. No século 21, eles continuam sendo a peça que mais representa a cultura pop, um verdadeiro uniforme de todas as gerações, usados por pessoas de todas as idades, de diferentes estilos, a peça mais democrática do vestuário.

 

Brooke Shields na foto de Richard Avedon e Kate Moss no começo dos anos 90 , propagandas históricas de Calvin Klein Jeans.

 

E o mais bacana do jeans é que se transforma, pode ser adaptado para diferentes ocasiões desde as mais casuais até as mais especiais, enfrenta o dia-a-dia e as festinhas. Fica ótimo não só com a sua dupla tradicional, a camiseta, acompanha desde peças e acessórios esportivos até os mais clássicos, é o verdadeiro mil e uma utilidades.

 

Na propaganda da DKNY 2009 o shorts curtinho é super moderno, na campanha da Zara o boyfriend é casual usado com camisa branca e no desfile Balmain Inverno 2009  o look  com brilhos enfrenta qualquer balada.

 

Reta, tradicional, pantalona, cintura alta, skinny, boyfriend, cenoura, saruel, com inspiração em alfaiataria. Essas são algumas das modelagens que estão sendo usadas, mas são os jeans com cara de detonados, com jeito de muito usados, levemente ou muito rasgados, as peças do momento.

 

Erin Wasson faz a linha mais arrumada mesmo com calça super rasgada, Lindsay Lohan de visual para o dia com modelo skinny e Betty do Blog de Betty com uma produção ótima: modelo boyfriend com regata de paetês e sapatos de cor flúor.

 

E quando o clima esquentar preste atenção nos shortinhos, uma forte tendência que vem das ruas e não das passarelas.  Os mais larguinhos são os que estão em alta, não têm costura na barra e são usadas dobradas. Uma calça velhinha aposentada pode ser cortada e virar uma peça-chave do próximo verão, e se o tempo não ajudar a meia-calça faz o acompanhamento perfeito.

 

Em sites de moda rua como o StockholmStreetStyle e o StreetPeeper os shortinhos rasgados aparecem usados com camiseta, regata, camisa de babados  e com meia-calça fina preta.

 

 

Celebridades como Kate Moss, Nicole Richie, Alexa Chung e Victoria Beckham adoram e usam já faz um bom tempo.

 

Se as pernas não estiverem preparadas para serem mostradas, as bermudas estão aí para isso e servem as mesmas dicas dos shorts. Fica mais confortável e comportado sem deixar de ser moderno.

 

Fãs da bermuda: a atriz Taylor Momsen de Gossip Girl em um visual rock´n roll e Betty Autier com look mais romântico.

 

 

 

 

 


Comentarios (3)Add Comment
0
Jeans Style
escrito por Elaine, 21 de setembro de 2009
Sempre gostei de jeans desgastadinho, adoooro!
Agora achei super bacana que esse estilo destruidinho voltou e será o must da estação, já vou correndo cortar uma calça velha pra ter um shortinho lindo e atual.
Viu como captei rapidinho suas dicas, Paty. Mais uma vez, parabéns pelo post!!!
0
Jeans velho é ótimo
escrito por Maria Helena, 21 de setembro de 2009
Nada como um jeans q gente adora q vai envelhecendo e a gente não quer largar... Acho mais legais os furos e rasgos "naturais", aqueles q acontecem pelos anos de uso. Colocar um jeans detonado pelo tempo e ele ainda servir (ou ficar larguinho) é pura felicidade!!!
E os shorts feitos de jeans cortado são eternos!!! Quem não adora????
Boas dicas!!!
0
Jeans sempre
escrito por Jô, 21 de setembro de 2009
Esse é o de todas as horas,amoooooooo...
Pra sair,trabalhar,vadiar,sempre,sempre...
...e os shorts?
Sempre lindos e dando um up no visual despojado do verão.

Jeans velho é sempre novo!!!!

Escreva seu Comentario
menor | maior

security code
Escreva os caracteres mostrados


busy

Novos Downloads

Vanilla Dreams (mb extra) Punkake
Vanilla Dreams (mb extra)
Wasabi EP (mb 93) Magaivers
Wasabi EP (mb 93)
Bunch Of Grapes (mb 92) Tangerines And Elephants
Bunch Of Grapes (mb 92)

Videos Recentes

View Video
Trailer oficial
View Video
Trailer oficial
View Video
Trailer oficial
View Video
Stay Awhile
View Video
The One I Love
View Video
Viva a Revolução
View Video
Happy Idiot
View Video
Windows
View Video
Lessons