Blogs Mondo Bacana

Blogs do Mondo Bacana


Ago 17
2009

O clássico e versátil cardigã

Postado por Patrícia Sabatowitch Ribas | Tags: ModaCoresAlexa Chung

PatiS
 O cardigã, casaco fechado com botões na frente, é um clássico e uma das peças mais versáteis e práticas do guarda-roupa. O bacana é que hoje ele não aparece careta e certinho com cara de roupa de avô, se tornou peça chave porque vai bem com tudo, usado em diferentes ocasiões - trabalho, happy hour e festinhas - com roupas mais despojadas até mais sofisticadas. Ideal para aquele dia com temperaturas diferentes ou com clima indefinido. É um verdadeiro coringa.

 

No sentido horário: cardigã cinza assimétrico Alexander McQueen, com pradronagem argyle, verde com decote V, fúcsia com decote redondo, amarelo extra fino de lã de merino e  bege de cashmere com laço.

 

O nome é uma homenagem ao general James Thomas Brudenell (1797-1869), conde de Cardigan, comandante da tropa dos oficiais britânicos na Guerra da Criméia (1853 a 1856), pois fazia parte do uniforme de sua tropa militar. No século XX foi adaptado para moda esportiva por praticantes de golfe, nas décadas de 20 e 30 o cardigã usado com saia para as mulheres foi  lançado por Chanel, mais tarde  foi adotado como parte do uniforme escolar e vem daí o estilo college. Ao longo do tempo, tornou-se peça básica para toda família.

 

Gabrielle Coco Chanel

 

 

Estilo college no Editorial Vogue Itália 1994

De tricot de lã, algodão, cashmere ou até moletom; finos ou grossos, os tamanhos vão desde os mais curtos, até os maxi, aqueles mais compridos muito usados hoje em dia que podem até fazer o papel de um vestido - são ótimos para disfarçar os pneuzinhos laterais, usados com cintos ficam mais femininos, pois definem a cintura. No começo é legal investir nas cores mais neutras como preto, cinza e bege que combinam com tudo, mas as coloridas como vermelho, verde, roxo ficam super divertidas em qualquer produção. Também vale ter um com padronagem mais tradicional, como argyle (losângulos), e assim brincar com um visual geek, que antes era conhecido como nerd.

 

Com cores neutras a super estilosa Alexa Chung mistura estilos e o resultado sempre é muito bacana, as musas fashion Kate Moss e Sienna Miller usam a peça clássica de um jeito moderninho.

 

A invasão feminina ao guarda-roupa masculino não é nada novo, mas voltou a ser uma tendência super atual. Hoje chamado de estilo Boyish, que traduzindo significa de menino, peças originalmente masculinas como o cardigã compõe o look de mulheres modernas. E para não ficar com visual de homem, o segredo é misturar com peças e acessórios mais delicados, criando um contraste.

    

Nas fotos looks das passarelas mostram o estilo deles usado por elas, Marni resort 2010, United Bamboo inverno 2009, Moschino resort 2010 e Trovata inverno 2009.

 

 

Ficam lindos com roupas de festa como nas  fotos das coleções de inverno 2009: Ralph Lauren, Diane Von Fustenberg, Diesel Black Gold e Tuleh.

 

  

Fotos de sites de moda rua mostram como os cardigãs são usados na vida real, nas duas primeiras do site StreetPeeper o amarelo usado com faixa de tecido vermelho faz um ótimo contraste e o verde maxi por baixo da jaqueta de couro segue a tendência da sobreposição, e nas duas últimas o maxi cinza  com blusa de babados super feminina e o vermelho com acessórios de correntes e tachas fazem um estilo rock´n roll, do Le blog de Betty.

 

Já os homens podem substituir o paletó pela peça, se a ocasião é mais informal.  Pode ser usado no lugar do colete em dias mais frios, fica perfeito com a dupla jeans e camiseta, e bem bacana com bermudas também.

   

Nas duas primeiras fotos, looks de passarela que funcionam no dia a dia, Lacoste e Marc by Marc Jacobs inverno 2009, e as três últimas são fotos do site StreetPeeper, mostram como o cardigã pode ser usado por eles de diversas maneiras.


Comentarios (8)Add Comment
0
Otimas dicas
escrito por Joli, 18 de agosto de 2009
Gosto muito de usar cardigãs, mas saber que posso usa-los sobre vestidos de festa me deixou super feliz, morando em Ctba a gente sempre sente um friozinho e nunca sabe o que por sobre os vestidos para que nao acabe com a produção! Amei essa dica!!!
0
Um coringa guardado
escrito por Elaine, 18 de agosto de 2009
É isso aí, minha personal stylist preferida!!! E eu que nem pensava em sair por aí desfilando com um desses. Agora quero comprar vários, um de cada cor... ainda mais aqui em Curitiba, tem tudo a ver com o clima daqui, aliás, o cardigã deveria ser instituido a peça símbolo do guarda-roupas da curitibana, vc não acha? Adorei!!! Como sempre, vc arrasa amiga. parabéns!!!
0
adorei
escrito por marjorie, 18 de agosto de 2009
Achei bem despojado e chic!!!A menina do cardigã vermelho não sou eu????
0
...
escrito por Adriana Salles, 18 de agosto de 2009
Adorei saber a origem do cardigã...Obrigada pela qualidade das informações que vc passa pra nós toda semana...

beijinhos
0
Especial prá gente!
escrito por Maria Helena, 19 de agosto de 2009
Essa dica foi feita para Curitiba. Eu sou uma q não saio à noite sem levar um "casaquinho" a tiracolo, por mais q seja alto verão. Boa!
0
...
escrito por Jô, 20 de agosto de 2009
A Maria Helena está certíssima,Curitiba é a cidade do cardigã:fácil de vestir e de carregar...nas variações climaticas desta cidade.
Vou continuar abusando desse aliado no frio,friozinho,fresquinho...
0
...
escrito por Regiane Zanatta, 24 de agosto de 2009
Surpreendente! me orgulho muito de vc, e fico super feliz poder utilizar suas dicas de moda.
afinal sempre te achei super descolada.
Adoro cardigãs e saber a origem das coisas que agente gosta é muito bacana bjos
0
Informação.
escrito por Maria Eugenia Dallastra, 11 de março de 2010
Adorei seus cardigãs, gostaria de saber como posso comprá-lo, se souber de alguma maneira poderia me informação.

Escreva seu Comentario
menor | maior

security code
Escreva os caracteres mostrados


busy